Projeto "Saúde Mental no MPRJ" é lançado no Dia Mundial da Saúde Mental
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Núcleo de Saúde Ocupacional (NSO/MPRJ), e a CAMPERJ lançaram o projeto “Saúde Mental no MPRJ” nesta terça-feira (10/10), Dia Mundial da Saúde Mental. A iniciativa, composta por vídeos educativos apresentados pelo psiquiatra Ervin Cotrik, objetiva melhorar a qualidade de vida de membros e servidores da Instituição com o auxílio da psicoeducação.
Os conteúdos serão divididos em séries temáticas que contarão com postagens regulares nas redes sociais oficiais do MPRJ e da CAMPERJ.
O assunto escolhido para abrir a programação foi Ansiedade – o primeiro vídeo da série sobre o tema pode ser acessado abaixo.
“Estamos muito felizes de iniciar esse projeto em um dia tão simbólico. O MPRJ conta com cerca de 7 mil pessoas entre membros, servidores e terceirizados. Enquanto empregadora, a Instituição precisa fazer sua parte e cuidar da saúde mental desses que são nossa força motriz”, comenta o subprocurador-geral de Justiça de Administração e presidente da CAMPERJ, Eduardo Lima Neto.
Além das redes sociais, o portal do MPRJ e as TVs Corporativas distribuídas pelo complexo-sede da Instituição também divulgarão periodicamente os vídeos do projeto. Paralelo a isso, o MPRJ distribuirá aos seus servidores folders informativos sobre os temas de cada série apresentada pelo Dr. Ervin Cotrik. “Precisamos combater a desinformação e o preconceito contra o tratamento de transtornos mentais com informação. O Brasil está constantemente presente entre os líderes dos índices de saúde mental, é o país mais ansioso do mundo, por exemplo. Muitos casos de transtornos mentais poderiam ser prevenidos se as pessoas tivessem acesso à informação”, esclarece o médico.
Programa Mente Sã
O Mente Sã é um Programa da CAMPERJ, que tem como objetivo prevenir os riscos e promover a qualidade de vida de beneficiários com foco na saúde mental.
O Programa estimula atividades que contribuem para o equilíbrio emocional, realiza ações para a identificação, o tratamento de pessoas com transtornos mentais e, a partir do acompanhamento por gerentes de caso, permite o direcionamento adequado do beneficiário em todos os níveis de atenção, a fim de promover a integralidade do cuidado.