CAMPERJ participa de evento sobre Saúde Mental e Violência Doméstica no MPRJ
No dia 21/03, a CAMPERJ, representadas pela assistente social Bianca Chagas e a psicóloga Francilene Singh, participaram do evento Saúde Mental e Violência Doméstica no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). O evento, realizado por meio do Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (IERBB/MPRJ) e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher/MPRJ) teve a abertura realizada pelo presidente da CAMPERJ, Eduardo Lima Neto.
O objetivo do evento foi discutir a saúde mental dos profissionais que atuam na rede de enfrentamento de violência contra mulheres. O encontro teve início com rodas de conversas com profissionais que atuam no acolhimento das mulheres vítimas, e contaram com a participação de psicólogas, assistentes sociais, médicas, policiais militares, guardas municipais, policiais civis e outros profissionais que atuam no enfrentamento da violência contra a mulher. Em seguida, o médico psiquiatra Ervin Cotrik, que atua no projeto Saúde mental no MPRJ por meio do Programa Mente Sã da CAMPERJ.
No fim da apresentação, a delegada Viviane Batista de Carvalho, a defensora pública Matilde Alonso, a policial militar Verônica Lira e a policial penal Ana Paula Gomes Leone debateram estratégias para evitar o adoecimento mental das profissionais, além da importância de capacitação, do trabalho em rede e multidisciplinar, e da escuta aos depoimentos sobre violências domésticas.