Palestra 'O Meu Nome é Maria' destaca os desafios e a força da mulher no MPRJ
Na tarde do dia 24/03, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) foi palco de um evento especial em celebração ao Mês da Mulher. A médica endocrinologista Gisele Hart, referenciada da CAMPERJ, conduziu a palestra "O Meu Nome é Maria – o que é ser mulher – Como os ciclos hormonais femininos impactam na saúde mental da mulher?”
Durante a palestra, a Dra. Gisele Hart apresentou informações relevantes sobre a anatomia feminina, o papel dos hormônios na vida da mulher, as diferentes fases da vida, os processos reprodutivos, o parto e o pós-parto. Além dos aspectos biológicos, a médica trouxe reflexões sobre empoderamento feminino, destacando os desafios e conquistas das mulheres na sociedade.
O evento contou com a participação da Dra. Patrícia Carvão, Coordenadora-Geral de Promoção da Dignidade da Pessoa Humana; da Dra. Maria Eugênia Mandarino, Coordenadora do Núcleo de Saúde Ocupacional do MPRJ; e do Dr. Eduardo da Silva Lima Neto, Presidente da CAMPERJ e Subprocurador-Geral de Justiça de Administração. A presença de representantes institucionais reforçou a importância do debate sobre a valorização da mulher e a promoção da equidade de gênero.
A iniciativa fez parte da programação especial do Mês da Mulher do MPRJ e integra as ações do Comitê Vida Saudável, que, em parceria da CAMPERJ, reafirma o compromisso da instituição com a conscientização e o fortalecimento dos direitos das mulheres. Foi um momento de aprendizado e troca de experiências, validando a importância de espaços de diálogo para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.