Participe: A CAMPERJ convida para a Campanha de Vacinação contra a Gripe 2024!
Locais de Vacinação:
Centro do RJ
Sede da Procuradoria Geral de Justiça (MPRJ)
Praça Hermano Odilon dos Anjos, nº 01 - Centro - Rio de Janeiro
Data: 24/04 e 25/04 - (Quarta e quinta-feira)
Hora: das 10h às 15h
Niterói
CRAAI de Niterói
Rua Coronel Gomes Machado, 196 - Centro, Niterói
Data: 24/04 das 10h às 15h - (Quarta-feira)
Hora: das 10h às 15h
Vacinas já disponíveis nas clínicas credenciadas do Grupo Vaccini!
GRIPE PERGUNTAS & RESPOSTAS
- É preciso algum intervalo entre a vacina da gripe e as vacinas Covid?
Não é necessário nenhum intervalo. Podem ser feitas inclusive no mesmo dia. - É preciso se vacinar todos os anos?
Sim. E essa recomendação vale tanto para as crianças como os adultos, por conta da queda no nível dos anticorpos estimulados pela vacinação do ano anterior e mudança das cepas da vacina. - Qual a diferença entre as vacinas trivalente e quadrivalente?
A vacina trivalente contém duas cepas de vírus A (H1N1 e H3N2) e uma cepa de vírus B. A vacina quadrivalente, além das cepas A, contém duas cepas de vírus B (linhagens Yamagata e Victoria), o que aumenta a proteção. - Por que a vacina de gripe muda de um ano para outro?
Porque os vírus influenza, que causam a gripe, sofrem mutações com muita facilidade. A formulação de cada ano é feita a partir das análises das variantes que estão circulando ao redor do mundo, de acordo com orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). - A vacina também protege do resfriado?
Não. Ela imuniza apenas contra a gripe causada pelo vírus influenza. O resfriado é causado por outros tipos de vírus, como o adenovirus, o rinovirus, o vírus respiratório sincicial e o parainfluenza. A Covid-19 também tem sintomas respiratórios semelhantes à gripe. A vacina influenza não protege contra ela. - Quando a vacina deve ser aplicada?
O ideal é vacinar antes da temporada da gripe (que ocorre no outono e no inverno), tão logo a vacina esteja disponível – idealmente no outono (entre março e maio). Os níveis satisfatórios de anticorpos protetores da gripe são atingidos em até duas semanas após a aplicação da vacina. - A vacina provoca alguma reação?
As reações adversas são pouco comuns. Quando ocorrem, desaparecem rapidamente e são geralmente leves e locais (vermelhidão, enduração e dor no lugar da aplicação). Também pode ocorrer febre baixa, mialgia (dor muscular) e mal-estar, de 6 a 12 horas após a aplicação. Esses sintomas duram menos de dois dias, mas a proteção gerada pela vacina dura pelo menos seis meses. - A vacina dói? O que fazer se o local ficar dolorido?
Algumas pessoas são mais sensíveis e podem sentir dor, em geral, pouco intensa. Em caso de dor, pode-se aplicar compressa fria no local da aplicação. - É mais eficiente se a família toda se vacinar?
Sim, já que o maior risco de infecção se verifica nos contatos domiciliares. Além disso, como menores de 6 meses não podem receber a vacina, a melhor proteção para essa faixa etária é a vacinação da família, que reduz o risco de infecção e transmissão do vírus ao bebê. - A vacina é oferecida na rede pública?
A vacina trivalente fica disponível nos postos de saúde apenas para os grupos prioritários (idosos, gestantes, crianças pequenas, entre outros) durante a campanha de vacinação contra a gripe. Em alguns anos, devido à baixa adesão desses grupos, a vacina foi oferecida a toda a população após o fim da campanha. - Qual a importância de vacinar a criança?
Crianças têm alta taxa de infecção e transmitem o vírus com mais frequência e por mais tempo, aumentando a disseminação da gripe na família e na comunidade onde vivem. Têm também um risco maior (sobretudo as menores de dois anos) de complicações como pneumonia e bronquiolite, o que leva a uma alta taxa de
hospitalização. - Grávidas e mulheres que estão amamentando podem se vacinar?
A gestante deve se vacinar em qualquer momento da gestação, e o mais precocemente possível, dada a gravidade da gripe nesse grupo. Essa atitude, além de proteger a gestante, possibilita a transferência de anticorpos para o feto e o bebê, via placenta e leite materno, respectivamente. Dessa forma, protege o menor de 6 meses que ainda não pode receber a vacina. Mulheres amamentando bebês de qualquer idade também devem ser vacinadas. - Há alguma restrição quanto à ingestão de bebida alcóolica após a vacinação?
Não existem restrições quanto ao uso de bebidas, inclusive alcoólicas, após a vacinação.
Fonte: Dra. Isabella Ballalai - CRM: 5248039/5
*informação atualizada em 18/01/2024
CONTRAINDICAÇÕES
- Crianças menores de 6 meses de idade.
- Pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores
PRECAUÇÕES
- Em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves é recomendado adiar a vacinação.
- Em caso de ocorrência de síndrome de Guillain-Barré (SGB) no período de até 30 dias após recebimento de dose anterior, recomenda-se realizar avaliação
médica.
Antes de se vacinar, converse com o seu médico!
Não esqueça de levar a carteira da CAMPERJ e identidade.
VACINAÇÃO NAS CLÍNICAS CREDENCIADAS
CAMPOS
RUA TREZE DE MAIO, 286, SALA 407
BARRA
AVENIDA JORGE CURI, 550, BLOCO A LOJA 144 E 145
BOTAFOGO
RUA VOLUNTARIOS DA PATRIA, 445, SOBRELOJA 206
COPACABANA
RUA BARATA RIBEIRO, 370, LOJA 204
LARGO DO MACHADO
LARGO DO MACHADO, 21, SALAS 710 A 713
MACAÉ
RUA DOUTOR LUIZ BELLEGARD, 340, B
PETRÓPOLIS
RUA DO IMPERADOR, 288, SALA 603
RESENDE
RUA VIA MARGINAL, 193, SALA 10
CAXIAS
RUA CONDE DE PORTO ALEGRE, 477 - SALAS 506 E 508
NOVA IGUAÇU
RUA DOUTOR OTAVIO TARQUINO, 410, SALA 1109
NOVA IGUAÇU
RUA DOUTOR OTAVIO TARQUINO, 410, SALA 1109
TIJUCA
SHOPPING 45 - PRAÇA SAENS PEÑA, 45 - LOJA 109
NITERÓI
CENTRO MÉDICO ALCIR VISELA CHACAR
RUA MIGUEL DE FRIAS, 77 – SALA 1512 A 1516
INFORMAÇÕES:
Para outras informações ou esclarecimentos, estamos disponíveis pelo telefone (21) 2224-9688.